17 de março de 2015

pele das amêndoas



as amêndoas têm uma quase penugem. por dentro desta quase penugem
as amêndoas têm uma casca rugosa e áspera. por dentro desta casca rugosa
as amêndoas têm uma pele fina e delicada. por dentro desta pele
as amêndoas são brancas brancas. por vezes amargas.

nunca se sabe se a fragilidade é falta ou excesso, o gesto
que se contém porque não se sabe ou porque
sim, sabe.

no meio da tempestade a mulher sorri.
gosto de vir ao cassino, sabe? quase sempre perco.
acho bom assim. é a vida. nada me faltou.
fiquei viúva quando as crianças eram muito pequenas
agora: nora, genro, netos.
aos oitenta e um preciso respirar.
o do meio sempre está comigo, ótima companhia
e ninguém o entende muito bem
isso de transtorno mental
trabalhou contribuiu tem boa pensão
não paga aluguel sobrevive bem.
esquizofrenia:                
as pessoas  têm medo.

vim de outros extremos
onde a terra vale nada quando se quer guardar
oliveiras e amendoeiras
a terra vale muito se quiser comprar
quem é que paga?

no portal do anjo encontrei  o alfaiate da minha cidade
aquele que me ensinou, e era raro mulher neste ofício.
me viu e disse quero o teu cuidado nas minhas roupas.
fui. por muitos anos. agulha linha costura.
aqui na capital.
alimentei e criei meus filhos.
eduquei. na retidão.

tenho muito azar no cassino.
mas é como o azar desta chuva, e não digo.
outro dia foi o fêmur, muita água numa calçada.
hoje o motorista me deu este guarda-chuva.

este guarda-chuva é meu, senhora.

pois, que o leve, não é meu, o motorista insistiu.

digo que sim, que vi o homem insistindo, entregando.
ela dizia não é meu. e ela não soube o que dizer.

eles nos olham como olhassem duas ladras de guarda-chuvas chineses.

que nem deveriam ter dono, ela diz, quando os inquiridores se foram.
jamais um guarda-chuva deveria ser roubado. nem guardado numa casa num dia de chuva.
concordo. são de quem precisa.
ela pensa: e nem todos os guarda-chuvas chineses são ruins. há tantos bons quantos ruins.
em tudo. eu e você. dentro de mim e dentro de você.
veja a chuva quase parou, veja toda água quase vai pro mar.

vejo as folhas secas do inverno boiando nas poças.
um relâmpago atravessa o céu na horizontal. clarão.
outra vez a escuridão.

llavors quer dizer semente
llavors quer dizer então:
llavors

Nenhum comentário: