9 de outubro de 2020

um tipo de felicidade

não tenho lido jornal e alguns dias nem na internet vejo as notícias. tenho lido muito pouco e escrito menos ainda. é um jeito de respirar em silêncio. olho as plantas, olhos os meninos, olho em volta e cuido do que se pode fazer na próxima meia hora.

então, por isso hoje de manhã me surpreendi quando ele perguntou se eu conhecia a poeta que tinha ganho o nobel e eu disse que nem sabia que tinha  sido anunciado um nobel e ele comentou que leu num jornal daqui que era uma editora pequena a única que tinha publicado um dos livros dela traduzido para o catalão e quando ele disse o nome da editora, logo soube quem era a poeta e sua noite fiel e virtuosa. há dois anos é um livro que me acompanha, quase que nos moldes dos silêncios e da vida pensada só a cada meia hora.

fiquei feliz porque a tal editora pequena é projeto de pessoas queridas e um dos integrantes da editora é meu editor, na editora (pruna) que ele inventou porque não queria editar só poesia,como faz(ia) a buc. há um ano, na feira em besalú, soube que a buc deixaria de existir. é sempre triste. não sei se agora eles vão repensar o fechamento da editora.  não que poesia venda muito. mas um nobel é sempre um nobel. movimenta um pouco o comércio de livros.

do livro da buc, apoiando-me no original e na versão em catalão da núria busquet, traduzo este para o português, porque parece uma espécie de adivinhação do que viria no futuro daquele momento e que é agora, ainda que passado presente ou futuro se confundam no fluxo da eternidade.

 

Teoria da memória

(Louise Glück)

Há muito, muito tempo, antes de ser uma artista atormentada, afligida pela nostalgia além de incapaz de criar vínculos duradouros, muito tempo antes disso, fui um governante glorioso unificador de um país dividido; isso foi o que disse a adivinha ao ler a minha mão. Grandes coisas, ela disse, te esperam, ou talvez vieram antes, é difícil ter certeza. Além disso, ela acrescentou, que diferença faz? Neste momento você é uma criança que dá a mão para uma adivinha. Todo o resto é hipótese e sonho.

 

Nenhum comentário: